O que é Estatística? De acordo com o que os nossos Dicionários da Língua Portuguesa definem ela é a “Ciência que reúne e classifica fatos, baseando-se em seu número e frequência, tirando consequências e conclusões gerais”.
Colher dados estatísticos, não é uma ciência nova. Desde os primórdios do homem, sempre houve a preocupação de se obter informações de dados e números, grupos, levantando-se censo, como até hoje acontece, contando-se número de de uma determinada área, quais suas atividades, o que produzem, como vivem e se agrupam ou se agregam, como interagem, etc.
Na Bíblia, temos no Livro de Números, a ordem do Senhor a Moisés, para que contasse, ou melhor, que “ levanta o censo de toda a congregação dos filhos de Israel”, Nm.1:2ª,
Será que Deus, na sua Onipresença, Onisciência, não conhecia, por nome todos que compunham os filhos de Israel? Claro que conhecia, como nos conhece ainda hoje, onde quer que estejamos.
Mas alí Ele ordenou que se levantasse o censo e a forma como este seria realizado, inicialmente, excluindo-se os levitas, por família e somente os homens, porque nesse levantamento, Ele tinha uma finalidade precípua dessa estatística inicial. Somente “os homens de 20 anos e para cima, capazes de sair à guerra…..” Coloca em ordem e o lugar de cada tribo no acampamento. Excluindo-se naquele momento os levitas.
Posteriormente, Ele determina o levantamento do número e as funções que os Levitas deveriam exercer, serviço esse especialíssimo, de cada família dessa tribo.
Essa atividade estatística foi exercida por Moisés e Arão nos primeiros quatro capítulos do Livro de Números por ordem do Senhor, e não somente contando, mas designando-se suas funções, que cada tribo e família dos filhos de Israel deveriam exercer, naquela peregrinação no deserto, entre o Egito e a Terra de Canaã.
E no v. 49 de Nm. 4, temos:
“Segundo o Mandado do Senhor, por Moisés, foram designados cada um para o seu serviço e para sua carga; e deles foram contados, como o Senhor ordenara a Moisés.”
Irmãs, Deus conhecia seu povo, Ele sabia o número de todos que Ele resgatara da Terra da escravidão, o Egito, mas ordenou a Moisés, que se fizesse o censo, o levantamento de todos os seus filhos, dando-lhes atividades que deveriam ser exercidas, sempre que Ele ordenasse.
Nosso Deus, é um Deus que prima por um trabalho ordenado caprichado, exercido com esmero. Nada deve ser feito de forma aleatória, sem um planejamento prévio e um ordenamento a seguir.
Com esse censo visto no Livro de Números, nós visualizamos hoje, como um retrato, uma foto dos Filhos de Israel, na caminhada ou acampados, naquele deserto.
E, nós mulheres, que tanto prima por uma fotografia! Como caprichamos para se tirar uma boa foto, onde fique a nossa imagem bem nítida e quase perfeita, em todos os eventos onde comparecemos, e, sobretudo fazemos questão de nos posicionarmos num determinado ângulo a fim de que apareçamos e que seja nossa aparência sempre e realmente agradável, para que a observa.
Diariamente estamos nos deparando com lindas fotografias, de nossas mulheres aqui e alhures, quando se ajuntam para realizar o trabalho nas SAFs, Federações e Sinodais e fazemos sempre questão que sejamos vistas por tantas outras que sequer conhecemos ou sejamos delas conhecidas.
Sim, irmãs isto é uma verdade, e e isto não significa nenhum mal, porque estas sempre nos fazem muito bem, nos enlevam, nos alegra e nos congratulamos com as nossas queridas irmãs espalhadas em nosso rincão brasileiro.
E por que estamos afirmando tudo isto aqui?
Queridas, para lhes dizer que a Atividade de um censo, de uma Estatística, se assemelha, a uma Fotografia, e que todas juntas formamos um ALBUM DE FAMÍLIA, que a despeito desse Álbum ser composto de fotografias, nunca iguais, porque cada FOTO possui a sua característica própria, mas sempre, ao fazermos, caprichamos para que esse Álbum seja composto das mais belas fotografias, e se torne o mais primoroso possível, de tal forma que possamos guarda-lo a fim de que os descendentes, que virão, possam conhecer de forma mais fiel os seus antecessores.
É isso. Nossa Estatística faz história. Essa história hoje, deve ser escrita com a maior fidelidade, como uma boa fotografia, sem necessitar retoques, ou photoshop, para torna-la perfeita, mas que não condiz com a verdadeira imagem ao natural, sem qualquer maquiagem, ou coisa que o valha e que possa lhe dar uma aparência diferente da real, mas ilusória.
Assim, queridas irmãs, onde quer que estejamos, em todas as Regiões, tenhamos sempre em mente que com as atividades estatísticas que exercemos, estamos fazendo parte dessa grande família chamada SAF, e apresentando nossas Fotografias, através do trabalho exercido em nossa Igreja Local, como SAF, nas Federações e nas Sinodais, e que ao juntarmos essas Fotos, representadas por nossos registros, sejam elas o mais fiel, real e mais primoroso possível, porque estaremos, cada uma de nós, formando um grande e especial ÁLBUM DA FAMÍLIA – SAF/IPB. Oremos sem cessar, o segredo para que a nossa foto, seja autêntica e assim o nosso Álbum seja para as futuras gerações, inspirador para tantas quantas, observar, visando tudo a honra e a glória do nosso Deus.
Darice de Souza e Silva
Secretária de Estatística da CNSAFs – 2018/2022
Fonte: BIBLIAA SAGRADA, Revista e Atualizada no Brasil, 2ª Edição, Sociedade Bíblica do Brasil e Casa Editora Presbiteriana Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, editado pelo Ministério da Educação e Cultura, Fundação Nacional de Material Escolar, Rio de Janeiro, 1980